Este blog é um espaço destinado a psicopedagogos, pais, professores, pacientes, alunos e interessados na discussão e dicas de temas relacionados à aprendizagem.
Pp Caroline Amaral dos Santos

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Motivação e autodisciplina

Um fator que determina o bom estudo é a vontade de se aprimorar. É esta vontade que o leva a um ritmo de estudo de sucesso.

A auto disciplina funciona como um auxiliar do estudante, que deve se treinar para atingir maior domínio sobre suas emoções. Manter-se num ritmo constante é o segredo para evitar períodos de estresse que podem prejudicar o rendimento e o resultado final.

Afinal, mas como encontrar motivação?

Às vezes o estudante desanima, principalmente quando encontra dificuldades em uma ou mais disciplinas. Outra fonte de desânimo costuma ser a comparação com amigos que não estejam com o mesmo engajamento.

Encontrar motivação nem sempre é uma tarefa fácil, porém, uma atitude que pode ajudar é procurar sempre visualizar o seu sonho se realizando. Mas o sonho não pode ser a simples conquista de sua vaga, você precisa atribuir nobreza a ele. Para isso, uma boa maneira é visualizar a diferença que você pode fazer para a sociedade brasileira, direta e indiretamente, afinal, o simples fato de se aprimorar já contribui para o desenvolvimento do país... Para entender isto, basta analisar as principais diferenças entre os países mais desenvolvidos e os mais pobres.

Outra atitude que ajuda é procurar a companhia de estudantes que estejam tão engajados quanto você, ou mais. Formar grupos de estudos pode ser uma maneira de aumentar a motivação e vencer dificuldades, pois, as dúvidas de um estudante frequentemente são complementares às de seus colegas.

0 comentários:

Template by:

Free Blog Templates