Este blog é um espaço destinado a psicopedagogos, pais, professores, pacientes, alunos e interessados na discussão e dicas de temas relacionados à aprendizagem.
Pp Caroline Amaral dos Santos

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Dicas de relaxamento

Aulas pela manhã, de segunda a sábado, às vezes aos domingos também. Estudar todo dia, à tarde e à noite, e para os mais exagerados, pela madrugada. Horas sentado assistindo a explicações, fazendo anotações e cálculos.

 

A rotina de um estudante pode parecer monótona, mas tem um objetivo: a preparação para os temidos vestibulares, as complexas provas de admissão nas instituições de ensino superior brasileiras. Não bastasse a memorização de fórmulas, datas e regras para uma boa prova – o que, por si só, já é cansativo – a maior vilã para qualquer candidato sempre foi a mesma: a ansiedade.

 

Pessoas ansiosas, ao se depararem com grandes exames como os do vestibular, podem desencadear processos que vão de má digestão, passando por psoríase, gastrites, depressão e até mesmo surtos psicóticos ou crises neuróticas, a depender da fragilidade do candidato. Esses processos prejudicam e muito a realização de uma prova tranqüila.

 

 

Confira algumas técnicas de relaxamento

Segundo o psicólogo André Barreto Prudente, as atividades de relaxamento física e mental podem ajudar o vestibulando a fazer uma boa prova. “O stress do vestibular provoca uma tensão muscular e diminui a capacidade de concentração e memória”, conta André.

 

“O relaxamento físico ajuda desbloqueando os pontos de tensão muscular, e o mental, diminuindo a ansiedade e os pensamentos que geram stress e tensão”, complementa o psicólogo.

 

 

Confira algumas atividades que podem ajudar os candidatos a diminuírem a tensão:

 

- Conversar. Nada melhor que sentar com algum amigo, ente querido ou mesmo um psicólogo e desabafar tudo que está se sentindo;

 

- Fazer yôga, tai-chi chuan ou alguma atividade física de baixo impacto;

 

- Desenhar, pintar, fazer colagem, esculturas em argila, entre outras atividades gráfico-expressivas;

 

- Alimentar-se corretamente;

 

- Ouvir música e assistir a um bom filme;

 

- Meditar.

 



Fonte: http://www.infonet.com.br

0 comentários:

Template by:

Free Blog Templates