Este blog é um espaço destinado a psicopedagogos, pais, professores, pacientes, alunos e interessados na discussão e dicas de temas relacionados à aprendizagem.
Pp Caroline Amaral dos Santos

sábado, 29 de maio de 2010

Avaliação Psicopedagógica:

Entende-se a avaliação psicopedagógica como “um processo compartilhado de coleta e análise de informações relevantes da situação de ensino-aprendizagem, considerando-se as características próprias do contexto escolar e familiar, a fim de tornar decisões que visam promover mudanças que tornem possível melhorar a situação colocada” (Colomer, Masot, Navarro, 2001).
Para avaliar o profissional deve ter claro o que irá avaliar (conhecer bem o objeto do diagnóstico que irá estabelecer), ou seja, ele avalia sobre tudo a aprendizagem. E deve ter clareza se é realmente indicado a realização de uma avaliação psicopedagógica.
Para isso, divide-se a avaliação psicopedagógica em quatro momentos:
1º - Entrevista (anamnese) – É a coleta de informações iniciais – história escolar, informes existentes de outros profissionais, compreensão inicial do processo evolutivo do paciente em nível pessoal, escolar, familiar e social – é realizada com a família da criança ou com o próprio paciente se este for adulto.
2º - Avaliação (de 4 a 6 sessões) – momento de investigação da situação apresentada, a qual conta com uma série de instrumentos para o diagnóstico psicopedagógico, entre eles destacamos os Testes: padronizados e informais, projetivos e psicométricos. Os procedimentos adotados variam de acordo com a idade e a queixa apresentada pelo paciente...
3º - Devolutiva (Laudo ou parecer psicopedagógico) – retorno daquilo que foi avaliado e a forma que se dará a intervenção (plano terapêutico).
4º - Intervenção - atendimento em sessões que variam em número de atendimentos semanais de acordo com a necessidade do sujeito.
Caroline Amaral

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite sou psicopedagoga também, seu blog está muito bom. Fico feliz por existirem profissionais com níveis e experiências na área,que direcione meios de apoio a sociedade.
Felicidades e properidade.

ARTUR GONÇALVES RODRIGUES disse...

Perdoe-me, mas vejo muitos pedagogos querendo ser psicólogos, então faço a pergunta: "por que não fazem o curso de psicologia?", abraço.

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