Este blog é um espaço destinado a psicopedagogos, pais, professores, pacientes, alunos e interessados na discussão e dicas de temas relacionados à aprendizagem.
O Inspetor Arruda acaba de receber um telefonema misterioso. A pessoa do outro lado da linha estava desesperada:
- Por favor, venha depressa! Houve um assalto aqui na Rua do Beco 45... Uiii, acho que vou desmaiar...
E dizendo isso, a ligação foi interrompida. O inspetor ainda escutou o barulho de alguma coisa caindo no chão. Pelo barulho parecia um corpo...
Chegando no local indicado, o Inspetor entrou e viu uma pessoa caida no chão ao lado de um birô.
Em sua cabeça havia um grande galo, o que indicava que ele fora atingido por alguém. O mesmo ainda estava desacordado...
O Inspetor aproveitou o tempo para analisar a cena do crime, e constatou que um cofre que havia no local fora arrombado e limpo pelo gatuno.
O homem ao acordar lhe relatou:
- Sou o tesoureiro e o último a sair sempre. Escapei por sorte. Um homem armado entrou na sala e me atingiu com uma coronhada. Ainda consegui alcançar o telefone, e quando estava conversando com o senhor, não mais aguentei e desmaiei caindo no chão...
Após analisar tudo o Inspetor concluiu que ele estava mentindo. O que levou o Inspetor a deduzir isto?
Resultado do Enigma
O Inspetor Arruda, sabe que o tesoureiro está mentindo, porque se tudo tivesse acontecido como ele dissera, o telefone não poderia estar normalmente no gancho.
Seria mais lógico que ao interromper a ligação, no momento do desmaio, o telefone tivesse caído no chão junto com ele.
Mas, não foi o que o inspetor encontrou ao chegar ao local do assalto, quando ainda o suposto assaltado estava desacordado.
Este teste é para avaliar o grau de ansiedade em pessoas submetidas a stress psicológico. Avisamos que ele não é um diagnóstico médico, e, sim, uma indicação do estado em que o candidato se encontra às vésperas do exame. Dependendo do resultado, porém, é recomendável procurar orientação médica. Responda a cada uma das treze perguntas abaixo, lembrando se você sentiu algum dos sintomas nas últimas d
uas a quatro semanas. Marque se a resposta for "não". Marque se a resposta for "eventualmente" ou "às vezes". Marque se a resposta for um "sim" categórico. Ao terminar,veja os pontos obtidos e confira o resultado
Você prefere:
01) Você tem sofrido alterações no ritmo normal do sono, como insônia, interrupções freqüentes do sono ou sonolência excessiva durante o dia? "não" "eventualmente" ou "ás vezes"
"sim"
2) Quanto ao apetite, ganhou ou perdeu em torno de 3 quilos no último mês sem que tenha feito dieta para engordar ou emagrecer? "não" "eventualmente" ou "ás vezes" "sim"
3) Independentemente de ter uma vida sexual ativa, seu interesse por sexo aumentou ou diminuiu? "não" "eventualmente" ou "ás vezes" "sim"
4) Você identifica queda no seu grau de concentração para realizar tarefas cotidianas, estudar ou mesmo conversar com os amigos? "não"
"eventualmente" ou "ás vezes" "sim"
5) Sua memória e agilidade de raciocínio pioraram? "não" "eventualmente" ou "ás vezes" "sim"
6) Você está mais triste que o habitual? "não" "eventualmente" ou "ás vezes" "sim"
7) Anda excessivamente cansado? "não" "eventualmente" ou "ás vezes" "sim"
8) Tem tido com freqüência pensamentos ruins envolvendo acidentes, por exemplo? "não" "eventualmente" ou "ás vezes" "sim"
9) Passou a sofrer de má digestão, dores sem origem definida, diarréia, formigamento nas mãos, desconforto no peito, falta de ar, entre outros sintomas, sem causa orgânica específica? "não" "eventualmente" ou "ás vezes" "sim"
10) Tem estado mais irritado ou mais agitado?
"não" "eventualmente" ou "ás vezes" "sim"
11) Sua auto-estima baixou ou aumentou muito? "não" "eventualmente" ou "ás vezes" "sim"
12) Você está mais quieto ou mais falante do que o habitual? "não" "eventualmente" ou "ás vezes" "sim"
13) Você tem estado mais isolado?
"não" "eventualmente" ou "ás vezes" "sim"
Pontuação
Valor das respostas para somar:
- “Não” – 0 pontos
- “Eventualmente” ou “ás vezes” – 1 ponto
- “Sim” – 2 pontos
RESULTADO DO TESTE
0a8pontos- Fique tranqüilo. Você até pode demonstrar alguma ansiedade, mas nada com que deva preocupar-se.
9a15pontos - Aqui se concentra a maior parte dos candidatos a uma vaga na faculdade, sobretudo às vésperas da prova. Nessa faixa, mudanças de comportamento podem funcionar como uma espécie de válvula de escape para proteger o aluno contra a ansiedade exagerada, o que é bom. Mas você pode estar também à beira de um ataque de nervos. Se possível, tente descansar um pouco mais, evite fumar muito, diminua a quantidade de café, chá preto, refrigerantes do tipo cola e as bebidas alcoólicas. Em uma ou duas semanas, repita o teste. Se o número de pontos for menor, tudo bem. Se for igual ou maior, pode ser a hora de procurar a ajuda de um médico.
16a26pontos -A proximidade da prova pode ter aumentado seu grau de ansiedade para muito além do normal, e isso é péssimo para quem precisa estar tranqüilo na hora dos exames. Em casos assim, o mais recomendável é procurar orientação médica. Muitas vezes, uma simples conversa com um profissional pode melhorar seu equilíbrio emocional.
Quem tem filho ou irmão fazendo vestibular já sabe. A casa inteira acaba se envolvendo na prova. Pai e mãe entram em tamanha aflição que até parece que eles é que são os candidatos a uma vaga na faculdade. Calma! O nervosismo dos mais velhos atrapalha. Aumenta a tensão, o medo, a expectativa-como se a cobrança que o vestibulando faz dele mesmo já não fosse suficiente para tornar sua vida um inferno. Veja alguns conselhos que ajudarão os pais a não aumentar a ansiedade dos filhos.
A psicopedagogia surgiu da necessidade de se entender como crianças consideradas normais não conseguiam aprender. Atualmente, a psicopedagogia vem atuando em diferentes instituições, como escolas, hospitais e empresas e tem como foco de atenção a análise e a identificação dos fatores que influenciam, positiva ou negativamente, na aprendizagem e nas relações que se estabelecem em uma instituição. Seu campo de atuação pode ser clinico quando trabalha na avaliação, diagnóstico, encaminhamentos e tratamento das dificuldades e/ou distúrbios de aprendizagem; voltado para a pesquisa, quando busca causas específicas que determinam uma dificuldade e/ou distúrbio de aprendizagem e produção de material educativo; e, institucional quando analisa e assimila os fatores que intervém e/ou prejudicam o alcance dos objetivos da instituição, seja ela com fins educacionais ou não. Assim, com a psicopedagogia nasceu da necessidade de uma melhor compreensão do processo de aprendizagem e se tornou uma área de estudo específica que busca conhecimento em outros campos e cria seu próprio objeto de estudo. A Psicopedagogia, então, passa a tratar da aprendizagem de uma forma ampla, entendendo o indivíduo no aspecto afetivo, cognitivo, social, corporal e de tantas outras formas que se fazem necessárias. Tem um caráter preventivo e terapêutico. Preventivo quando assessora junto a pedagogos, orientadores, coordenadores, psicólogos, entre outros, tendo como objetivo trabalhar questões pertinentes às relações vinculares, integrando o afetivo e o cognitivo através da aprendizagem de conceitos nas diferentes áreas do conhecimento. Tem um caráter terapêutico quando identifica, analisa, e elabora uma metodologia de diagnostico e tratamento das dificuldades de aprendizagem, reintegrando ao processo de construção do conhecimento possibilitando o respeito às necessidades e ritmos.
Testes vocacionais não fazem milagres, não têm poder de apontar uma única profissão a ser seguida - os que fazem são picaretas - mas são um bom norte acerca de aptidões e interesses. Fazendo perguntas, muitas vezes de aparência tola, os testes conseguem colher pistas das impressões de uma pessoa sobre um campo profissional. O questionário abaixo é um teste vocacional dos mais empregados. Você lerá uma série de atividades apresentadas aos pares, com letras "A" e "B". Algumas dessas atividades parecerão estranhas, mas não estão aí à toa. Lendo as alternativas, assinale "A" ou "B", estando livre também para marcar as duas ou nenhuma
Grupo I - Você prefere
Grupo II - Você prefere
A - conhecer as leis da genética B - conhecer o funcionamento de um motor
A - visitar um laboratório de microbiologia B - ir a uma exposição de produtos
A - estudar a respiração dos peixes B - aprender a trabalhar com máquinas de calcular
A - analisar as propriedades terapêuticas das frutas B - fazer um estudo sobre desemprego
A - ler sobre a reprodução das aves B - ler sobre literatura
A - fazer experiências com plantas B - fazer decoração e paisagismo
A - ler sobre mecânica B - ler sobre física quântica
A - estudar os ossos e músculos do corpo humano B - conhecer o mecanismo das máquinas em geral
A - resolver quebra-cabeças matemáticos B - resolver quebra-cabeças com objetos
A - visitar um orfanato B - visitar um museu de ciências
A - ler obras de escritores famosos B - conhecer trabalhos de físicos famosos
A - visitar uma galeria de arte B - conhecer um novo aparelho de laboratório
A - estudar a composição da atmosfera B - estudar o DNA
A - ir a um laboratório de análises clínicas B - assistir a uma palestra sobre imunologia
A - determinar o custo de uma nova máquina B - pesquisar a cura da Aids
A - estudar a causa da delinqüência juvenil B - observar o comportamento dos animais
A - obter uma bolsa de literatura B - obter uma bolsa de biologia
A - ler a seção de variedades de um jornal B - ler sobre a importância das vitaminas
+ =
+ =
GRUPO III - Você prefere:
GRUPO IV - Você prefere:
A - visitar um asilo de velhos B - visitar uma usina nuclear
A - estudar o problema do menor abandonado B - observar o comportamento dos insetos
A - entrevistar famílias sobre educação dos filhos B - organizar e tabular pesquisas
A - ajudar a resolver problemas de crianças B - ajudar famílias de migrantes a se adaptar
A - ser voluntário em programas de adoção de menores B - participar de cursos de redação
A - ler sobre a produção de drogas B - ler sobre arte clássica
A - ler obras de romancistas consagrados B - conhecer trabalhos de prêmios Nobel de física
A - estudar a história da pintura B - estudar a história da ciência
A - pertencer a um grupo literário B - pertencer a um grupo da Internet especializado em finanças
A - aprender um idioma estrangeiro B - aprender um novo sistema de catalogar animais
A - fazer um curso de literatura moderna B - assistir a um curso de gramática
A - escrever uma peça teatral B - trabalhar numa peça
A - obter uma bolsa de estatística B - obter uma bolsa de pedagogia
A - analisar a composição dos alimentos B - analisar as causas do desemprego
A - calcular o aumento do custo de vida B - estudar a condição social do trabalhador
A - ajudar a combater a mendicância B - ajudar na educação de favelados
A - estudar informática B - estudar novo método para erradicar o analfabetismo
A - desenhar modelos de roupas B - ensinar crianças a se orientar no trânsito
A - projetar uma estrada B - recitar poemas
A - ler sobre protozoários B - ler sobre poesia
A - escrever uma tese de química B - escrever uma novela
A - participar de programas de recuperação de drogados B - participar de um curso de arte
A - estudar regras de estilo e oratória B - estudar literatura e interpretação de texto
A - criar modelos de cartões-postais B - criar frases originais para esses cartões
+ =
+ =
GRUPO V - Você prefere:
A - visitar uma exposição de escultura B - conhecer um novo tipo de fax
A - ler sobre cinema e teatro B - ler sobre avanços tecnológicos
A - colecionar reproduções de pintura B - colecionar gráficos da inflação
A - criar designs de objetos B - criar campanhas de trânsito
A - bolar um novo tipo de cenografia para dança B - bolar uma nova iluminação para palco
A - inventar estampas para tecido B - criar desenhos para histórias em quadrinhos
A - fazer experiências num laboratório de química B - fazer desenho e gravura
A - testar a resistência dos materiais B - fazer decoração de ambientes
A - trabalhar com computador B - desenhar os móveis de uma casa
A - ler sobre o efeito estufa B - ler sobre a história da música
A - redigir um roteiro de cinema B - trabalhar num filme
A - criar desenhos para embalagens de produtos B - criar ilustrações para artigos da imprensa
+ =
RESPOSTA DO TESTE
É hora de descobrir as profissões para as quais você demonstra certa inclinação. Transporte os totais assinalados em cada grupo de respostas da página anterior para os espaços abaixo. Veja onde você fez mais pontos e, usando como critério a tabela ao lado, confira a sua vocação
0 a 3 pontos - interesse pequeno
4 a 6 pontos - interesse moderado
7 a 9 pontos - interesse grande
10 a 12 pontos - interesse muito forte
GRUPO 1
Queda para o campo das ciências físicas, que abrange profissões como engenharia, física e computação, por exemplo
GRUPO 2
Mostra interesse pela área de biológicas, ou seja, por medicina, biologia, odontologia etc.
GRUPO 3
Tem maior inclinação para a área de humanas, como direito, psicologia, sociologia, economia e administração
GRUPO 4
Exibe maior interesse por profissões ligadas ao uso e domínio da língua (oral e escrita), como publicidade, relações públicas, jornalismo, letras etc.
GRUPO 5
Tem interesse por atividades artísticas, como cinema, teatro, música, arquitetura e artes plásticas
É normal que você demonstre interesse por mais de um campo de conhecimento. A combinação de dois ou mais interesses, muitas vezes com pontuação idêntica, não deve confundi-lo. Ao contrário, o cruzamento dos campos pode ser esclarecedor. Se a sua primeira área de interesse é o grupo 1, das ciências físicas, e o grupo 5, das atividades artísticas, os especialistas afirmam que isso pode indicar profissões que associem técnica e arte, como arquitetura. Interesse forte por biológicas combinado à área de humanas pode ser indicativo de uma tendência para o exercício da medicina ou de biologia vinculada à saúde pública.
É a área de estudo dos processos e das dificuldades de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos.
O psicopedagogo identifica as dificuldades e os transtornos que impedem o estudante de assimilar o conteúdo ensinado em sala de aula.
Analisa o comportamento do aluno, observando como ele aprende. Promove intervenções em caso de fracasso ou de evasão escolar.
Além de trabalhar em escolas, esse profissional pode atuar em hospitais, auxiliando os pacientes a manter contato com as atividades normais de aprendizado. Pode trabalhar também em centros comunitários ou em consultório, público ou particular, orientando estudantes e seus familiares.