A psicopedagogia surgiu da necessidade de se entender como crianças consideradas normais não conseguiam aprender. Atualmente, a psicopedagogia vem atuando em diferentes instituições, como escolas, hospitais e empresas e tem como foco de atenção a análise e a identificação dos fatores que influenciam, positiva ou negativamente, na aprendizagem e nas relações que se estabelecem em uma instituição.
Seu campo de atuação pode ser clinico quando trabalha na avaliação, diagnóstico, encaminhamentos e tratamento das dificuldades e/ou distúrbios de aprendizagem; voltado para a pesquisa, quando busca causas específicas que determinam uma dificuldade e/ou distúrbio de aprendizagem e produção de material educativo; e, institucional quando analisa e assimila os fatores que intervém e/ou prejudicam o alcance dos objetivos da instituição, seja ela com fins educacionais ou não.
Assim, com a psicopedagogia nasceu da necessidade de uma melhor compreensão do processo de aprendizagem e se tornou uma área de estudo específica que busca conhecimento em outros campos e cria seu próprio objeto de estudo.
A Psicopedagogia, então, passa a tratar da aprendizagem de uma forma ampla, entendendo o indivíduo no aspecto afetivo, cognitivo, social, corporal e de tantas outras formas que se fazem necessárias. Tem um caráter preventivo e terapêutico. Preventivo quando assessora junto a pedagogos, orientadores, coordenadores, psicólogos, entre outros, tendo como objetivo trabalhar questões pertinentes às relações vinculares, integrando o afetivo e o cognitivo através da aprendizagem de conceitos nas diferentes áreas do conhecimento. Tem um caráter terapêutico quando identifica, analisa, e elabora uma metodologia de diagnostico e tratamento das dificuldades de aprendizagem, reintegrando ao processo de construção do conhecimento possibilitando o respeito às necessidades e ritmos.
Seu campo de atuação pode ser clinico quando trabalha na avaliação, diagnóstico, encaminhamentos e tratamento das dificuldades e/ou distúrbios de aprendizagem; voltado para a pesquisa, quando busca causas específicas que determinam uma dificuldade e/ou distúrbio de aprendizagem e produção de material educativo; e, institucional quando analisa e assimila os fatores que intervém e/ou prejudicam o alcance dos objetivos da instituição, seja ela com fins educacionais ou não.
Assim, com a psicopedagogia nasceu da necessidade de uma melhor compreensão do processo de aprendizagem e se tornou uma área de estudo específica que busca conhecimento em outros campos e cria seu próprio objeto de estudo.
A Psicopedagogia, então, passa a tratar da aprendizagem de uma forma ampla, entendendo o indivíduo no aspecto afetivo, cognitivo, social, corporal e de tantas outras formas que se fazem necessárias. Tem um caráter preventivo e terapêutico. Preventivo quando assessora junto a pedagogos, orientadores, coordenadores, psicólogos, entre outros, tendo como objetivo trabalhar questões pertinentes às relações vinculares, integrando o afetivo e o cognitivo através da aprendizagem de conceitos nas diferentes áreas do conhecimento. Tem um caráter terapêutico quando identifica, analisa, e elabora uma metodologia de diagnostico e tratamento das dificuldades de aprendizagem, reintegrando ao processo de construção do conhecimento possibilitando o respeito às necessidades e ritmos.
Caroline Amaral dos Santos
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