Este blog é um espaço destinado a psicopedagogos, pais, professores, pacientes, alunos e interessados na discussão e dicas de temas relacionados à aprendizagem.
Pp Caroline Amaral dos Santos

sexta-feira, 6 de março de 2009

quarta-feira, 4 de março de 2009

Lição de casa


Valores importantes na realização do dever escolar.

Formar bons filhos e alunos é uma tarefa difícil, porém não é impossível. O que dificulta é a falta de preparo principalmente dos educadores em orientar os pais e conseqüentemente dos pais em orientar seus filhos. 

Ou seja, é um efeito dominó no qual deve acontecer uma sincronia entre todos os elementos, pois qualquer deslize pode provocar a queda de todos, ocasionando o fracasso em relação ao que lhes é de responsabilidade. 
A real preocupação é de como os pais devem proceder de forma que o filho realize as lições de casa de forma proveitosa.


Vocês enquanto pais ou responsáveis acreditam que orientam seus filhos de forma positiva contribuindo para o desenvolvimento ideal das lições de casa? 
Será que na posição de educador já parou para refletir a respeito da existência de condutas adequadas que devem ser seguidas de forma que venham propiciar o sucesso do seu aluno?
 

Segundo pesquisas realizadas, boas novas chegam para pais e educadores. Baseado em um levantamento com adolescentes, a maioria dos jovens de hoje mostra interesse significativo em relação aos estudos e questiona a qualidade de ensino, fator relevante para pais e educadores que demonstram a nova determinação da atual geração de estudantes. 

Ressalta-se que o bom desempenho de um aluno depende em primeiro lugar da motivação, mais do que da capacidade intelectual. 

Levando em conta a importância de orientar o aluno para obter um bom desempenho nos estudos, tanto na sala de aula quanto no ambiente escolar, segue uma lista contendo dicas que podem auxiliar pais e educadores a contribuir para tal sucesso. 

No ambiente familiar: 

• Escolher um bom local de estudos, de preferência ventilado, claro, com luz natural, sem barulhos e distrações; 

• Elaborar um plano de estudos semanal, organizando os conteúdos que serão estudados; 


• Não deixar as lições de casa para o dia posterior, aproveitando que o conteúdo ainda está “fresco” na mente; 

• Programar o horário de estudo para os momentos em que estiverem mais atentos e dispostos. Evitando que sejam realizados em momentos de sono e cansaço, fatos que podem prejudicar o desempenho. 


• Fazer pesquisas buscando diferentes referências, como revistas, jornais, filmes entre outros, para realizar a atividade que foi proposta. 

• Refazer os exercícios que errou ou apresentou dificuldades; 


• Descobrir as melhores técnicas de memorização para estudar (esquemas, falar em voz alta, dramatizar, estudar em grupos, entre outros). 

• Reconhecer as áreas que apresenta dificuldade, dedicando um tempo maior de estudo; 


• Preparar o material escolar antecipadamente, verificando os livros e cadernos que irá utilizar. 

• Envolver na vida escolar do filho. Perguntar a ele o que aprendeu e como isso pode ser importante na vida dele. 


• Dê o exemplo. Leia livros, jornais, ouça música, veja filmes e espetáculos de qualidade. 

• Mostrar para seu filho que ele é capaz de solucionar problemas, dando a ele a capacidade de buscar sua independência. 


• Não pressionar nos estudos, fiscalização intensa não funciona. Ensine a ter responsabilidade, pois seu filho não o terá pelo resto da vida. 

• Antes de recorrer a aulas de reforço escolar, veja se o jovem é capaz de superar a deficiência sozinho. 

No ambiente escolar: 

• Prestar atenção na aula, bem como participar e perguntar sem medo quando apresentar dúvidas; 

• Aproximar de um professor, pesquisador ou profissional que domina a área pela qual tem interesse de seguir carreira. 


• Fazer as avaliações com calma e atenção. 

• Não deixar questões em branco nas avaliações, buscando registrar, mesmo que seja mínimo, o seu conhecimento. 


Conscientizar sobre o quanto o estudo é necessário para todo indivíduo, que nunca uma pessoa deve desistir de estudar e incentivar aqueles que não estudam. Colocar o estudo como parte da rotina deles, fazendo-os entender que é uma necessidade do ser humano. 



Elen Campos Caiado

Fonte: http://www.educador.brasilescola.com/sugestoes-pais-professores/a-importancia-planejar-estudo.htm Visitado em 04/03/2009


sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Reforma da língua portuguesa

O que muda com a reforma da língua portuguesa


da Folha de S.Paulo

As novas regras da língua portuguesa devem começar a ser implementadas em 2008. Mudanças incluem fim do trema e devem mudar entre 0,5% e 2% do vocabulário brasileiro. Veja abaixo quais são as mudanças.

HÍFEN

Não se usará mais:
1. quando o segundo elemento começa com s ou r, devendo estas consoantes ser duplicadas, como em "antirreligioso", "antissemita", "contrarregra", "infrassom". Exceção: será mantido o hífen quando os prefixos terminam com r -ou seja, "hiper-", "inter-" e "super-"- como em "hiper-requintado", "inter-resistente" e "super-revista"
2. quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente. Exemplos: "extraescolar", "aeroespacial", "autoestrada"

TREMA
Deixará de existir, a não ser em nomes próprios e seus derivados

ACENTO DIFERENCIAL
Não se usará mais para diferenciar:
1. "pára" (flexão do verbo parar) de "para" (preposição)
2. "péla" (flexão do verbo pelar) de "pela" (combinação da preposição com o artigo)
3. "pólo" (substantivo) de "polo" (combinação antiga e popular de "por" e "lo")
4. "pélo" (flexão do verbo pelar), "pêlo" (substantivo) e "pelo" (combinação da preposição com o artigo)
5. "pêra" (substantivo - fruta), "péra" (substantivo arcaico - pedra) e "pera" (preposição arcaica)

ALFABETO
Passará a ter 26 letras, ao incorporar as letras "k", "w" e "y"

ACENTO CIRCUNFLEXO
Não se usará mais:
1. nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus derivados. A grafia correta será "creem", "deem", "leem" e "veem"
2. em palavras terminados em hiato "oo", como "enjôo" ou "vôo" -que se tornam "enjoo" e "voo"

ACENTO AGUDO
Não se usará mais:
1. nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas, como "assembléia", "idéia", "heróica" e "jibóia"
2. nas palavras paroxítonas, com "i" e "u" tônicos, quando precedidos de ditongo. Exemplos: "feiúra" e "baiúca" passam a ser grafadas "feiura" e "baiuca"
3. nas formas verbais que têm o acento tônico na raiz, com "u" tônico precedido de "g" ou "q" e seguido de "e" ou "i". Com isso, algumas poucas formas de verbos, como averigúe (averiguar), apazigúe (apaziguar) e argúem (arg(ü/u)ir), passam a ser grafadas averigue, apazigue, arguem

GRAFIA
No português lusitano:
1. desaparecerão o "c" e o "p" de palavras em que essas letras não são pronunciadas, como "acção", "acto", "adopção", "óptimo" -que se tornam "ação", "ato", "adoção" e "ótimo"


Fonte: Jornal Folha de São Paulo, disponível em http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u321373.shtml  visitado em: 27/02/2009

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Planejamento e modo adequado de estudar

          Planejamento e modo adequado de estudar aumentam o aproveitamento do aluno para os vestibulares e provas em geral. Saber como estudar cada disciplina e fazer um planejamento de horários pode ajudar a aumentar e a diminuir o estresse do vestibulando. 

        Uma boa estratégia é estudar no mesmo dia as matérias que teve na aula. No caso de quem estuda sozinho, deve-se procurar distribuir o conteúdo inteiro pelo tempo que ainda resta antes das provas. 
         Em ambos os casos, o estudante pode montar um quadro com o tempo que irá se dedicar diariamente a cada matéria. “A rotina de estudos é importante porque nos disciplinamos a estudar tanto aquilo que gostamos quanto o que nos atrai menos”, disse José Luiz Pastore Mello, mestrando em educação pela USP.Em humanas, o principal é fazer uma leitura muito atenta dos textos teóricos. 
        É recomendável fazer resumos, escrevendo uma redação com os principais tópicos do que foi lido da matéria.Em história, segundo Cláudio B. Recco, coordenador do site www.historianet.com.br e autor do livro “História em Manchete – O início do Século”, o vestibulando não deve se preocupar com datas e nomes. “O estudante deve ler textos sempre questionando o porquê das coisas.”
       A leitura de jornais, principalmente dos cadernos referentes a acontecimentos internacionais, também é importante. “Atualidades é muito cobrado em história e geografia, especialmente na chamada geopolítica”.A leitura de jornais é importante também para a biologia, que tem cobrado com freqüência assuntos atuais, como bioética e biotecnologia. “Aconselho que os alunos não fiquem apenas nos exercícios. A biologia exige interpretação de texto, por isso é importante ler a teoria”, disse Fabio Giordano, professor da Universidade Santa Cecília, de Santos, e doutor em ecologia pela USP.
       Nas matérias de exatas, é importante fazer o máximo de exercícios para conseguir fixar os conteúdos e saber aplicá-los. Outra dica é tentar relacionar fatos cotidianos com conceitos científicos, o que vem sendo cobrado nos últimos exames.

       Como estudar as disciplinas Humanas

1) Procure ler com atenção os textos teóricos, grifando-os
2) Faça um resumo, mas sem copiar
3) Procure relacionar os conteúdos das disciplinas, como as características de determinada escola literária com o seu contexto histórico
4) Utilize, sempre que possível, mapas para ajudar no estudo de geografia e de história
5) Leia pelo menos um jornal todos os dias, especialmente as seções de acontecimentos internacionais
6) Faça principalmente exercícios escritos. Nos testes, procure saber por que cada alternativa está errada
7) Leve suas redações para um professor ou plantonista corrigir e reescreva-as caso tenham muitos erros
8) Faça um glossário com as palavras desconhecidas que encontrar em textos

Exatas

1) Não limite seus estudos apenas à leitura da teoria e dos exercícios resolvidos
2) Resolva o máximo de exercícios que puder
3) Procure começar com o mais simples, que cobrem, por exemplo, a aplicação direta de fórmulas. Depois, passe para os mais complexos
4) Em casos de dúvidas, leve o exercício para o professor ou o plantonista
5) Não use calculadora
6) Procure relacionar os conceitos aprendidos com situações cotidianas

Biológicas

1) Adote uma posição intermediária entre humanas e exatas (primeiro estude a teoria e, depois, faça exercícios para fixar os conteúdos)
2) Procure ler jornais, principalmente os cadernos de ciência, para saber sobre acontecimentos atuais relacionados à disciplina.
Dez motivos para começar a estudar logo
1) A probabilidade de acumular as matérias a serem estudadas será menor
2) Você terá mais tempo para se divertir e relaxar, principalmente no final do ano, quando a tensão é maior
3) Você terá tempo de fazer uma revisão quando as provas se aproximarem
4) Você poderá adquirir e aprimorar habilidades e competências, como raciocínio lógico e capacidade de interpretar textos, o que facilita a aquisição de novos conhecimentos em todas as matérias
5) Será possível fazer mais testes e simulados, acostumando-se com os tipos de questão que costumam ser cobrados nas provas
6) Você poderá perceber antes o seu jeito de estudar, se sozinho ou em grupo e a carga horária diária, o que aumentará o seu rendimento
7) A pressão da cobrança de seus pais deve ser menor se eles perceberem que você está estudando desde o começo do ano
8) Se começar a estudar desde o ensino médio, o cursinho pode servir apenas para revisar conteúdos, e não para aprendê-los pela primeira vez
9) Você poderá identificar antes os seus pontos fracos e tentar melhorá-los
10) Sentir que está com as matérias em dia pode aumentar sua autoconfiança

Fonte: www.vestibular1.com.br - visitado em 16/02/2009

Dia para estudar, noite para dormir

Estudar requer disciplina. Os horarios devem ser respeitados para que se consiga ter bons resultados.

Quando mal administrado, o sono pode se tornar um grande vilão na época de provas, até mesmo para aqueles que estão com as matérias na ponta da língua, prontos para arrasar no vestibular. Quem acredita que vai ajudar passar a noite em claro, lendo, relendo, decorando, quebrando a cabeça, porque acha que quanto mais aproveitar o tempo antes do exame melhor, está enganado.

O ideal, se quer mesmo ter um bom desempenho, é fazer o que seu corpo pede, estude de dia e descanse à noite. “A falta de sono atrapalha a concentração e a memorização. A atenção fica diminuída e a chance é maior de errar. A nossa mente memoriza durante o sono”, explica a psiquiatra e especialista em distúrbios do sono, Gisele Minhoto.

Segundo a médica, é necessário dormir de sete a oito horas por noite, mas não adianta ter disciplina somente na véspera do vestibular. “O ideal seria que o aluno mantivesse este período desde já”. Gisele orienta que os estudantes se deitem por volta das 9h da noite e dá uma dica: evite bebidas como café, chá, chimarrão e chocolate, pois eles atrapalham o sono. Para auxiliar em uma noite bem dormida, Gisele sugere chá de ervas e leite, por exemplo.

E lembre-se, nem sempre o que serve para um amigo, serve para você. Por isso, nada de pedir ajuda aos remédios para dormir, a não ser que já exista um acompanhamento profissional. “Sem um contato médico é um problema”, avisa Gisele.
 
Fonte: Ana Carolina Nery - TudoParaná - Disponível em www.vestibular1.com.br - visitado em 16/02/2009

Exercícios de relaxamento e alongamento

Esses exercícios podem ser realizados antes de provas, de aulas, reuniões...




sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Confira dicas de relaxamento para antes de qualquer prova

Aulas pela manhã, de segunda a sábado, às vezes aos domingos também. Estudar todo dia, à tarde e à noite, e para os mais exagerados, pela madrugada. Horas sentado assistindo a explicações, fazendo anotações e cálculos.

A rotina de um estudante pode parecer monótona, mas tem um objetivo: a preparação para os temidos vestibulares, as complexas provas de admissão nas instituições de ensino superior brasileiras. Não bastasse a memorização de fórmulas, datas e regras para uma boa prova – o que, por si só, já é cansativo – a maior vilã para qualquer candidato sempre foi a mesma: a ansiedade.
Pessoas ansiosas, ao se depararem com grandes exames como os do vestibular, podem desencadear processos que vão de má digestão, passando por psoríase, gastrites, depressão e até mesmo surtos psicóticos ou crises neuróticas, a depender da fragilidade do candidato. Esses processos prejudicam e muito a realização de uma prova tranqüila.“O relaxamento físico ajuda desbloqueando os pontos de tensão muscular, e o mental, diminuindo a ansiedade e os pensamentos que geram stress e tensão”, complementa o psicólogo.

Confira algumas atividades que podem ajudar os candidatos a diminuírem a tensão:
  • Conversar. Nada melhor que sentar com algum amigo, ente querido ou mesmo um psicólogo e desabafar tudo que está se sentindo; 
  • Desenhar, pintar, fazer colagem, esculturas em argila, entre outras atividades gráfico-expressivas; 
  • Alimentar-se corretamente;
  • Meditar.


Fonte: http://www.vestibular1.com.br visitada em: 13/02/2009

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