Aulas pela manhã, de segunda a sábado, às vezes aos domingos também. Estudar todo dia, à tarde e à noite, e para os mais exagerados, pela madrugada. Horas sentado assistindo a explicações, fazendo anotações e cálculos.
A rotina de um estudante pode parecer monótona, mas tem um objetivo: a preparação para os temidos vestibulares, as complexas provas de admissão nas instituições de ensino superior brasileiras. Não bastasse a memorização de fórmulas, datas e regras para uma boa prova – o que, por si só, já é cansativo – a maior vilã para qualquer candidato sempre foi a mesma: a ansiedade.
Pessoas ansiosas, ao se depararem com grandes exames como os do vestibular, podem desencadear processos que vão de má digestão, passando por psoríase, gastrites, depressão e até mesmo surtos psicóticos ou crises neuróticas, a depender da fragilidade do candidato. Esses processos prejudicam e muito a realização de uma prova tranqüila.“O relaxamento físico ajuda desbloqueando os pontos de tensão muscular, e o mental, diminuindo a ansiedade e os pensamentos que geram stress e tensão”, complementa o psicólogo.
Confira algumas atividades que podem ajudar os candidatos a diminuírem a tensão:
- Conversar. Nada melhor que sentar com algum amigo, ente querido ou mesmo um psicólogo e desabafar tudo que está se sentindo;
- Desenhar, pintar, fazer colagem, esculturas em argila, entre outras atividades gráfico-expressivas;
- Alimentar-se corretamente;
- Meditar.
Fonte: http://www.vestibular1.com.br visitada em: 13/02/2009
0 comentários:
Postar um comentário